Photobucket

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

09/09/09



Slipknot (Self-titled)

Slipknot é o álbum de estréia da banda e foi lançado dia 29 de junho de 1999 pela Roadrunner Records, logo após de uma demo de 1998 e foi re-lançado em dezembro de 1999 com uma pequena mudança no tracklist e na masterização por causa de um processo judicial. Foi o primeiro álbum da banda produzido por Ross Robinson, que preferiu refinar o som do Slipknot ao invés de mudar a direção musical do grupo.
O álbum mostra diversos gêneros, mas se destaca pela percussão e o som pesado. "Slipknot" foi bem recebido pelos fãs e pela crítica, e foi responsável por aumentar a popularidade da banda. O álbum ficou no número 51 na Billboard e disco duplo de platina nos Estados Unidos, ficando como o álbum mais vendido da banda.

Gravando e produzindo

Em 1997, após o lançamento do Mate. Feed. Kill. Repeat, os integrantes do Slipknot continuaram a escrever material novo e trabalhar em um estúdio local (SR Audio) já com Corey Taylor no vocal. A banda tinha planos de lançar outro álbum demo, mas não passou da pré-produção. As músicas escritas e gravadas nesse período, incluem "Slipknot", "Gently", "Do Nothing", "Tattered and Torn", "Scissors", "Me Inside", "Coleslaw", "Carve", "Windows" and "May 17th". Em 1998 o Slipknot já recebia mais atenção de gravadoras como Epic e Hollywood Records.
Em 29 de setembro de 1998, o Slipknot sai de Des Moines (Iowa) para Malibu na Califórnia, ansiosos para gravar um álbum no Indigo Ranch Studios, após uma longa espera por um contrato. Eles lançaram uma demo para alguns produtores influentes como "Spit it Out" como música principal e com a ajuda da empresária Sophia John, eles conseguiram entregar uma cópia da demo para Ross Robinson. A banda queria trabalhar com ele para o álbum de estréia, e a após conhecer a banda, Robinson os contratou com seu próprio selo "I Am", e mais tarde os ajudou a assinar com a Roadrunner Records.
O processo de gravação do álbum foi "muito agressivo e caótico", já que o produtor Ross Robinson se esforçou para capturar a intensidade que a banda tinha quando tocava ao vivo. Em três dias a bateria foi gravada, que contribuiu com o som vivo que a banda considera essencial para o tipo de música deles. Em 11 de novembro de 1998 a garvação parecia estar concluída e a banda voltou para Des Moines. No fim do ano, o guitarrista Josh Brainard, que tinha gravado todas as músicas até aquele ponto, decide sair da banda. As razões ainda são um mistério, os boatos eram de que ele havia saído por questões familiares, mas Brainard desmentiu tudo e apenas disse que "algumas decisões que foram tomadas, não me deixaram feliz". Em seu lugar entra James Root, e com ele a banda volta ao estúdio em Fevereiro de 1999, onde o álbum foi finalizado com duas músicas extras: uma regravação de "Me Inside" e uma inédita "Purity". A mixagem foi muito desafiadora, já que tudo foi feito a mão, com equipamentos tradicionais e sem nenhuma tecnologia computadorizada por Ross Robinson e Joey Jordison. "Spit it Out" e "Wait and Bleed" que estavam na demo foram incluídas no álbum, "Interloper" e "Despise" entraram na versão digipack desse álbum e "Snap" entrou na trilha sonora do filme "Freddy Vs Jason" em 2003.

Musicalidade

O estilo musical do Slipknot é um assunto constantemente discutido e a banda entra em vários gêneros diferentes de acordo com as fontes, mas normalmente a banda é rotulada como New Metal, com influências de outros gêneros. A influência de Death Metal nesse álbum é clara, e Joey Jordison declarou que "as raízes são death, trash e speed metal, e eu podia ficar aqui o dia todo flando sobre essas coisas.". O álbum também mostra influências que vão desde o metal alternativo até o "rap-metal".
O Slipknot tem um som cru e vivo, graças a banda ter feito em estúdio, exatamente o que faz ao vivo, o que normalmente é considerável um som bem alto. Devido ao grande número de integrantes incluindo percussionistas e eletrônicos, o álbum tem um som muito denso. Mídias alternativas disseram que o álbum usou "samplers inventivos, guitarras criativas e uma overdose de percussão". O álbum ainda inclui muita melodia, como o single "Wait and Bleed" que foi feito com perícia e precisão.
O álbum apresentava Corey Taylor como vocalista, que havia aparecido na segunda demo da banda, o que os levou ao contrato com a Roadrunner Records. No entanto, ele não gravou o cd Mate. Feed. Kell. Repeat, esse álbum teve os vocais de Anders Colsefini, que era o vocalista oficial do Slipknot na época. Rick Anderson do site "Allmusic" descreveu que em "Scissors" Corey parecia que ia "explodir em lágrimas" e suas letras agressivas e cheias de palavrões foram descritas como "letras que não ficariam boas em um website de família, mas basta dizer que os integrantes do Slipknot "não estão felizes com os seus pais, sua cidade ou qualquer outra coisa na verdade". "Eyore", uma faixa escondida no final de "Scissors" , é tocada após um dialogo entre a banda, que foi gravado enquanto eles assistiam um filme pornográfico com cenas de coprofilia. A música descreve a raiva de Corey contra o homem que fez uma ameaça de morte a ele durante um show do Slipknot. Foi tocada diversas vezes e aparece tanto no DVD Disasterpieces como no álbum 9.0 Live

Recepção

O Slipknot foi bem recebido por críticos e fãs; seguindo seu lançamento a banda ganhou popularidade além de suas próprias expectativas. Revisto pela Allmusic, Rick Anderson
Premiou o álbum de quatro a cinco estrelas o chamando de “uma estréia promissora” e proclamada, “Você pensa que o Limp Bizkit foi difícil? Eles são os ‘Osmonds’. Esses caras são outra coisa, completamente. E é muito impressionante. O álbum tem agressão e sonoridade pesada que foi amplamente elogiada; A Rolling Stone declarou o Slipknot como “metal com capital m”, a Kerrang! adicionou “cru e completamente inflexível, cada música entrega um poder desgraçante aos sentidos” e em 2001, Q incluiu o álbum na sua lista de “Os 50 Álbuns Mais Pesados De Todos Os Tempos”. CMJ colocou o álbum na posição de 22º lugar no “Editorial Pick” pra 1999. O álbum também foi incluído no livro “1001 Discos Para Se Ouvir Antes De Morrer.”
Um single do album, “Wait and Bleed”, foi nomeada pela Melhor Desempenho de Metal no Grammy Awards de 2001. A música também foi nomeada a 36ª melhor música de metal de todos os tempos, pela VH1. O lançamento do álbum e a turnê que o seguiu, cresceu enormemente a popularidade da banda. O álbum veio a ser o “mais vendido álbum de metal da época.” Foi classificado pelo American Soundscan o álbum de metal vendido mais rápido em lançamento na história da Soundscan. Em 2 de Maio de 2000, o álbum ganhou platina nos Estados Unidos, o primeiro de todos os álbuns lançados pela Roadrunner Records. Nos Estados Unidos, vendeu mais de 2.000.000 de cópias; em 5 de Fevereiro de 2005, foi certificado pela RIAA com Platina Dupla. No Canadá, a Canadian Recording Industry Association certificou o álbum como Platina em 10 de Outubro de 2000. A British Phonographic Industry certificou o album como Platina em 17 de Outubro de 2008, no Reino Unido.
Você pode imaginar uma garota sendo enterrada em uma caixa e tendo toda sua luxuria de merda pingando nela por esse cara? Isso machuca sua cabeça.”
- Corey Taylor contando a história da qual inspirou a música “Purity”.

Controvérsia

Depois do lançamento desse álbum, a banda foi acusada de infração aos direitos autorais relativos a letra da música “Purity”. Taylor foi inspirado por uma história que ele havia lido sobre uma garota chamada Purity Knight que foi seqüestrada e enterrada viva. Ainda bem Taylor insiste em dizer que pensou que a história fosse verdadeira, o autor reclamava que ela era ficcional. O autor opo-se à usar isso na música e o Slipknot foi forçado a remover “Purity” e seu curto prelúdio “Frail Limb Nursery” do álbum. Como resultado, a banda lançou versões levemente em padrão remasterizado e digipak do álbum em Dezembro de 1999, repondo ambas as baixas com “Me Inside”. Contudo, a banda contnua tocando a música em suas performances ao vivo e está incluída no segundo DVD da banda, “Disasterpieces” (a versão em estúdio também aparece aqui) como também no álbum 9.0 Live. A música está programada para ser relançada na edição de lançamento do 10º aniversário do Slipknot pela primeira vez em Cd.

Equipe

Sem contar seus nomes verdadeiros, os membros da banda são conhecidos por números de zero a oito:
* (#8) Corey Taylor – vocal
* (#7) Mick Thomson – guitarra
* (#0) Sid Wilson – turntables
* (#6) Shawn Crahan – percussão, backing vocais
* (#2) Paul Gray – baixo
* (#1) Joey Jordison – bateria, mixagem
* (#3) Chris Fehn – percussão, backing vocais
* (#4) Jim Root – guitarra (em "Purity")
* Josh Brainard – guitarra (não foi citado)
* (#5) Craig Jones – samples, mídia
* Sean McMahon – produtor, mixagem do álbum demo
* Ross Robinson – produtor, mixagem, A&R
* Chuck Johnson – mixagem, engenharia
* Sean McMahon – mixagem
* Rob Agnello – engenheiro assistente
* Eddy Schreyer – mastering
* Monte Conner – A&R
* Steve Richards – empresário
* Jeffrey Light – representação legal
* Dave Kirby – agendamentos
* Stefan Seskis – foto da capa, fotografia da tarja interna.
* Dean Karr – fotografia da banda
* t42design – design, inscrições
* Lynda Kusnetz – diretor criativo

 

Edição de aniversário

Em 09 de Setembro de 2009, o Slipknot vai lançar uma box especial em comemoração ao aniversário de 10 anos do lançamente do seu álbum.
A data de lançamento, 09/09/09, é uma referência ao fato da banda ter nove membros e ter mantido a formação original desde o lançamento deste mesmo álbum. O kit incluso na box especial contém: CD e DVD em embalagens especiais com um total de 25 músicas, incluindo as do álbum original, várias outras que foram cortadas, algumas demos e ainda a faixa "Purity". O DVD, dirigido pelo percusisonista Shawn Crahan, vai contar com filmagens feitas com a banda entre 1999 e 2000, entituladas: "Of The Sic: Your NIghtmares, Our Dreams". O DVD ainda terá três vídeo clipes , uma filmagem ao vivo de todo o show no Dynamo Open Air (2000) e "outras suspresas". A versão de luxo da box vai conter: camiseta, adesivo, cartas colecionáveis, um chaveiro, uma touca e uma nota escrita pelo vocalista Corey Taylor; tudo isso virá numa embalagem que se assemelha a um cofre.

Como adquirir

Quem for do fã-clube oficial tem o direito de comprar o box por 55 dólares contendo os 9 chaveiros das máscaras da banda. O usuário tem a opção de escolher entre a caixa de metal preta ou prata. Os demais fãs podem comprar o box, nas versões preta ou prata, por 75 dólares e com somente um chaveiro.

Alternativa

Quem quiser comprar a versão simples da edição comemorativa, pode acessar esse link da loja virtual internacional Amazon. Essa versão é igual a outra, só que não vem com o box.


Tracklist

01. 742617000027
02. (Sic)
03. Eyeless
04. Wait And Bleed
05. Surfacing
06. Spit It Out
07. Tattered & Torn
08. Purity (Bonus Track)
09. Liberate
10. Prosthetics
11. No Life
12. Diluted
13. Only One
14. Scissors
15. Eeyore
16. Me Inside (Bonus Track)
17. Get This (Bonus Track)
18. Spit It Out (Hyper Version) (Bonus Track)
19. Spit It Out (Stamp You Out Mix) (Bonus Track)
20. (Sic) (Molt-Injected Mix) (Bonus Track)
21. Wait And Bleed (Terry Date Mix) (Bonus Track)
22. Wait And Bleed (Demo) (Bonus Track)
23. Snap (Demo) (Bonus Track)
24. Interloper (Demo) (Bonus Track)
25. Despise (Demo) (Bonus Track)

DVD:

"Of The Sic: A Decade Come And Gone": Um curta criado por M. Shawn Crahan onde se pode dar uma olhada no surreal e complexo tempo em volta do lançamento do álbum debute do Slipknot.

Clipes:

* Spit It Out
* Wait And Bleed
* Wait And Bleed (Animated Version)




                                                                                                                                         Fonte: SlipknotBR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...