Photobucket

SIMBOLISMO- ۞


Nonagrama (Eneagrama)

simbolismo
O Nonagrama (também conhecido como Eneagrama) é uma estrela de nove lados significando o sol e a lua.
O Eneagrama é um símbolo sagrado, trazido por Gurdjieff de uma fraternidade oculta da Ásia Central (Sarmoung), que encerra as leis cósmicas fundamentais de Três e de Sete, ou seja, as leis da Criação e da Manutenção do Mundo.
Estudando a dinâmica do eneagrama, passamos a compreender como se processa tudo no universo e em nossas vidas. Passamos a prever os vários tipos de estágios pelos quais tudo tudo flui e aprendemos a prever os intervalos onde os processos perdem a força e onde devemos aplicar choques adequados para que o processo possa prosseguir.
O desconhecimento dos intervalos naturais e sua natureza leva a maioria de nós a desistir prematuramente de nossos objetivos, ou a encarar como adversidades os desafios naturais que essas leis nos apresentam.
Fonte: "O Eneagrama - Símbolo de Tudo e Todas as Coisas", de Nathan Bernier.

O Slipknot adotou a estrela com logo, apenas adicionando o 'S' no meio. O nonagrama não é satânico, ou afiliado com o satanismo de modo algum.
O Slipknot teve pentagramas como logos, porém a banda não é satânica. É apenas uma jogada de marketing pra chamar atenção.
linha


Pentagrama
O Pentagrama é um dos símbolos mais antigos que o homem conhece. Sua forma mais comum é uma estrela de cinco pontas, com braços eqüilaterais e ângulos idênticos em todos os seus pontos. Quando inscrito dentro de um círculo é denominado “pentáculo”. Esse símbolo era comumente conhecido como Pentáculo de Vênus ou de Istar dependendo da deusa que estava sendo cultuada.
As origens do Pentagrama estão perdidas no passado distante da humanidade, e exemplos de seu uso foram citados em civilizações tão remotas quanto os Sumérios, na região da antiga mesopotâmia. Seu sentido original, bem como seu desenvolvimento, é hoje tema de conjecturas, mas is acadêmicos identificaram-no como um símbolo primitivo do corpo humano, dos quatro elementos e do espírito e também, do próprio universo. Os pitagóricos usavam-no como símbolo de reconhecimento e podem tê-lo associado a divindade grega Higéia (Deusa da Saúde).
O Pentagrama como símbolo continua em uso em nossos dias. Os seguidores da magia Wicca, bem como adeptos de outras organizações esotéricas, o utilizam em seus ritos. Ele aparece também em insígnias e distintivos militares representação dos cinco pilares do Islã, e de forma infame, como símbolo para adoração do demônio e outras forças do mal, uso esse, como podemos observar pelas informações, historicamente incorreto.
Os próprios cristãos relacionavam o símbolo à figura de Cristo com suas cinco Chagas, e antes do período Medieval era considerado um símbolo da Verdade, do trabalho divino. Utilizado também pela Ordem dos Templários que acabou dizimada pela avareza da Igreja junto ao poder de Luís VI da França.
A caça às bruxas da Idade Média transformou aos poucos um símbolo sagrado em adoração ao demônio e o Pentagrama passou a ser encarado como a figura de Baphomet (a mesma figura que os Templários teriam “cultuado” e que depois se tornou o arquétipo para o que hoje conhecemos como a figura do demônio).
Já no século XX Anton La Vay criou uma espécie de Igreja Satânica que utilizava o Pentagrama invertido como figura de Baphomet e em conseqüência a idéia católica que este era a representação do diabo.
Podemos ver no DVD Disasterpieces e em uma série de fotos e vídeos do Slipknot o uso desse símbolo: o pentagrama invertido com a figura de Baphomet inscrito.
Isso, no entanto não significa que a banda seja satânica, se analisarmos mais a fundo poderemos perceber que a idéia de relacionar a figura do demônio ao Pentagrama foi uma idéia católica durante a Idade Média, o que não torna o símbolo pior ou melhor.
A opção de utilização do símbolo pela banda pode estar relacionada às influências musicais, já que foram muitas as bandas que utilizaram-no, como por exemplo Marilyn Manson, e Slayer.
A utilização do Pentagrama além de se relacionar com a cena do metal e de marketing por parte da banda, também se relaciona a idéia de oposição a um sistema pré-estabelecido, como ocorre na música The Heretic Anthem, na qual os membros se opõem a idéia de Indústria musical que derrota bandas antes que estas venham a mostrar seu real valor. O mesmo pode acontecer com o Pentagrama, um símbolo para resistência a certas “ortodoxias”, idéias que temos como certas mas que são completamente equivocadas.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...