Photobucket

sábado, 17 de março de 2012

Entrevista com Shawn Crahan para a BraveWords

(Fonte: SlipknotBR|| Mais infomaçõe clique na imagem acima)
Shawn deu uma entrevista ao Site BraveWords.com recentemente e falou sobre seu novo livro, “The Apocalyptic Nightmare Journey”:

Quais foram os fotógrafos e artes visuais que inspiraram você?

O fotógrafo americano Joel-Peter Witkin é a minha maior influência na vida. Ele é o ser “todo-poderoso” de tudo o que eu espero me tornar na fotografia. Eu sempre estudo os mestres dessa área, para que um dia eu consiga chegar a esse nível. Os pintores impressionistas também deixaram uma marca indelével em meu trabalho, bem como os estilos surrealistas e pós-impressionistas. Eu amo Henri de Toulouse-Lautrec, Cézanne e Gauguin, são todos os mestres da pintura. Mas Joel-Peter Witkin é todo-poderoso na fotografia. Eu nunca iria fazer como Joel, mas eu desejo a confiança para poder criar visões dentro de minha alma e não se preocupar com o risco da sociedade ou da retaliação cultural. Ele cria as imagens mais horríveis, insanas, sexuais, e às vezes até hediondas do ser humano. Eu nunca faria isso só pelo choque cultural, só para a exploração da minha mente e de alguma forma fazer a sanidade tangível na fronteira com a borda. Eu estou pensando em fazer arte tangível, a partir do que vier em meu cérebro e ter você o segurando em suas mãos. E é isso que “Apocalyptic Nightmare Journey” é, você está segurando a minha visão. Isso é tão perto de Deus. É a mesma coisa quando estou com o Slipknot. Quando estamos no palco, é como uma igreja. É preciso dois para fazer uma igreja, mas temos nove. Essa é a minha religião.


Descreva sua inspiração…
Todos estão tentando entender o mito da vida. Descobrir o mito é o entendimento de que a verdade está sempre na frente de você. Ambos os meus mentores que me ensinaram desde a música à fotografia, disseram que o mais importante são meus atributos na arte e que eu sei como fazer. Eu não gasto muito tempo pensando se algo pode ser melhor, eu me dedico e se estou feliz, é assim que vai ficar. A verdade está na frente de você, e você tem uma decisão certa e uma decisão errada para tomar em todos os momentos. Estar em uma escola católica por 12 anos é como lutar com minhas próprias perguntas sobre mortalidade. Eu não tenho um sentimento mórbido de fascínio ou até mesmo pensar que a morte é algo que eu deveria estudar, mas é em tudo que faço, porque “a morte é mais uma prova do que Deus.” Eu estou mais em contato com a morte do que com deus. Eu não sou religioso, mas sou espiritual e bastante obscuro, e como resultado disso, criei o Apocalyptic Nightmare Journey.
Descreva o seu processo como um fotógrafo.
Em Apocalyptic Nightmare Journey, a minha ênfase está em um médio formato de Polaroids.  Durante nosso primeiro álbum de 1998, a Rolling Stone enviou um fotógrafo para Des Moines,  para uma sessão de fotos de nossas máscaras. E Sendo o cara artista que sou, juntei as máscaras e fui conhecê-lo.  Fiquei curioso, e assim após colocar as máscaras para que ele tirasse as fotos, ele me deixou olhar através do olho da câmera, então eu sabia como a imagem seria. Depois de ver o que eu imaginava, ele se tornou o fotógrafo e tirou as fotos. Era uma câmera de médio formato com um back Polaroid que ele usou para testes para se certificar de que tudo estava perfeito, então ele iria mudar para um filme de volta. Ele sentiu e olhou exatamente como eu tinha visto através do olho da câmera. A Polaroid é algo completamente original. Elas nunca são perfeitas, pois o processo leva a puxar imperfeições, então eu me tornei obcecado com a idéia de criar algo original. Eu me convenci que eu queria ter um mestrado estudando Polaroid. Eu sou capaz de rasgar as fotos na metade, eu estou puxando as imagens para fora, eu estou virando de cabeça para baixo, empurrando, criando uma dupla exposição, deslizando-as, fazendo o slide de produtos químicos como se estivessem constantemente em movimento. Eu crio algo completamente novo e original toda vez que eu tiro uma foto Polaroid. Você nunca pode recriar o que aconteceu, você precisa de 10.000 câmeras e pessoas com cronômetros e cadernos para estudar o movimento sempre. Depois, mesmo se você tivesse informações, você ainda tem que tomar cuidado com as coisas circunstanciais da vida, o calor, o sol, onde estava a lua, etc, e estes tipos de coisas não podem ser reproduzidas.
Conte-nos sobre a sua vida em casa, sua infância e como isso te definiu como artista.
Eu sou filho único, e como qualquer outra criança, algumas coisas complexas foram acontecendo em casa. Como resultado, passei muito tempo sozinho e vivia em minha própria imaginação. Como eu me isolava muito, as imagens vieram em minha mente do nada, o vazio de cor, preto… Eu era jovem, tinha uns 4, 5, 6 anos de idade, estudando a ausência de cor na minha própria mente. Comecei a avançar para a cor. Talvez procurando um pouco de felicidade, compreensão sobre um pouco mais da realidade acontecendo lá fora e ver as cores do outono, verão, inverno e primavera. Além disso, eu cresci com Dr. Seuss, o que me trouxe todas as cores, todas as palavras, todas as histórias, e toda a imaginação que eu poderia desejar. Em particular, há neste livro, o chamado Digging-Est Dog  e eu me senti conectado a ele porque o cão não parava de cavar o osso. Eu sempre fui cavando para algo em minha vida, lidando com o isolamento e o Dr. Seuss me trouxe muita cor, as rimas e as sentenças em curso e, por vezes, frases que não faziam sentido, que fez todo o sentido no mundo para mim. Eu acredito  que a minha mãe reconheceu que eu estava interessado em arte visual, em geral. Ela  comprou livros sobre Van Gogh, Michelangelo, Rembrandt. Fiquei fascinado com todas as metáforas bíblicas e místicas entre o céu e o inferno, a dualidade do bem e do mal e com a queda da raça humana, onde os seres humanos são gananciosos. Me lembro de pinturas de mulheres voluptuosas sendo puxadas para baixo nas rachaduras da terra em um inferno de fogo por personagens demoníacos, mesmo sendo um jovem, isso me despertou, de certa forma, que não era exatamente sexual, mas extremamente emocionante. Eu era tão jovem eu tinha que tentar descobrir isso. Fui afetado pelos mestres e eu era capaz de realmente olhar para estas coisas e tentar entendê-las apesar da minha pouca idade. E conforme fiquei mais velho comecei a entender a conexão humana entre o que as pessoas pensam e sentem e criá-la em tela, papel, poesia, etc. Eu era obcecado a ponto de fazer a minha mãe ser chamada na minha escola primária porque eu estava tirando fotos de mulheres nuas. Eu fui para uma escola católica e eles pensaram que era inadequado. Minha mãe deu uma olhada na primeira foto que eu tirei e disse:  “Esta é uma imagem minha. Ele é meu filho e ele me vê assim, por isso é tudo o que sabe. Ele não tem essas idéias em sua mente,  é apenas um desenho, ele está interessado na forma humana”. Era isso, ela foi à cidade em minha escola católica e realmente os fez pensarem de forma diferente sobre o que estava acontecendo na minha mente. E foi aí que tudo começou e me trouxe até 2012. A arte é uma visão, um quadro maior, sigo meus instintos e eu vou encontrá-la. É eufórico, como o sexo.
Quando você começar a filmar, você não tinha nenhum treinamento formal? O que é que vem a seguir no mundo da arte para você?
Eu comecei a fotografar quando eu era garoto. Agora que olho para trás, vejo que eu tirei um monte de fotos de meu pai e minha mãe, que são já falecidos, eu tinha olho pra isso, eu só tirava fotos do meu pai de certa maneira. Eu percebo agora que eu tinha esse olho, mas eu não estava ciente de ser um fotógrafo. Na faculdade, eu me formei em Fotografia, mas eu não tinha paciência para a classe para os trabalhos. Depois que eu aprendi a forma e a técnica da câmera, mudei o meu jeito para além. Não foi até que eu comecei na estrada com o Slipknot por volta de 1998, que outros, como o fotógrafo da Rolling Stone levou em nota como minha visão estava se desenvolvendo. Ele disse: “Você é o cara dos olhos, você tem o dom. Você sabe o que quer, você apenas tem que aprender sobre câmeras.” Foi aí que eu soube que tinha que me concentrar no ofício. Eu tive um mentor que eu costumava levar para a estrada, um dia a situação ficou tensa, mas não era culpa dele, mas ele simplesmente não estava conseguindo o que eu queria e eu perguntei se ele iria entregar a câmera. Ele me olhou com um olhar morto e disse: “Oh não, as coisas nunca vão ser as mesmas novamente.” E com certeza não foram. Eu não parei de fotografar a sério desde então. Eu tenho meus objetivos, eu tirei fotos com a câmera de médio formato durante anos. Então, finalmente, eu a guardei e comprei uma câmera digital, para aprender melhor e é isso que eu estou fazendo agora. The Apocalyptic Nightmare Journey é uma reflexão sobre todo o meu trabalho com a Polaroid até o momento. Meu próximo livro será com modelos de mulheres bonitas e traz as histórias que temos que compartilhar uns com os outros e criar a arte.
Que imagem ou tema geral de “The Apocalyptic Nightmare Journey” é o seu favorito?
As fotos que as pessoas me permitiram tirar quando eram emocionais e fora de si, em um momento, essas são as fotos que mais me orgulho porque eles confiaram em mim o suficiente para tirar uma fotografia. Eles deram tudo de si e  não se esconderam. No geral,  levei oito anos para fazer este livro. Eu tenho mais de 5.000 Polaroids, eu poderia ter usado todas elas, mas eu me segurei e tive que escolher as melhores das melhores, que somaram por volta de 175, 200 fotos neste primeiro livro. Meu objetivo é levá-lo através da minha vida, em porções pequenas da mesma. Há membros da minha banda com máscaras, sem máscaras, com outros seres humanos que são grandes estrelas, ou não estrelas, minha família, segmentos de diferentes áreas que eu estudei, incluindo animais e da cabra que está na capa do segundo álbum do Slipknot, Iowa. Eu  me segurei muito, mas eu prefiro dar um pouco, de imagens profundas, as quais  eu amo em apresentar ao mundo.
O que a atraiu você sobre o painel Seeing Red: Aesthetics & Visuals of Metal?
É simplesmente loucura e uma honra falar no SXSW de novo. Eu amo, já fiz isso antes e eu estou honrado de ser convidado mais uma vez. Eu vi alguns dos meus amigos fazendo painéis e eu aprendi isso. Eu amo essa idéia, para ser capaz de lançar alguma coisa de seu conhecimento e idéias, bem como aprender algo novo, todos os bons professores são bons alunos, e todos os bons alunos são bons professores. Eu vou lá para aprender alguma coisa com alguém que,  me fazendo uma pergunta que talvez eu não seja capaz de responder, poderá me leva ao próximo nível de evolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...